Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Cicatrizes pós cirurgia plástica: Quais os cuidados necessários?

  • Home
  • Cicatrizes pós cirurgia plástica: Quais os cuidados necessários?
Cicatrizes pós cirurgia plástica: Quais os cuidados necessários?
icon
Cicatrizes pós cirurgia plástica: Quais os cuidados necessários?

Sem comentários

A maioria dos pacientes que vão se submeter a um cirurgia plástica tem um anseio em comum: a cicatrização. As cicatrizes, sejam elas decorrentes de cirurgia plástica, de outros tipos de cirurgia ou mesmo de traumas, sempre incomodam, pois causam desconforto com o próprio corpo por serem visualmente desagradáveis! Então, um objetivo importante de uma cirurgia plástica é obter a melhor qualidade possível na cicatrização.

Principais fatores que influenciam na qualidade da cicatriz

  1. O tratamento cirúrgico: se refere basicamente à forma como foi feito e tratado o procedimento cirúrgico, que vai depender do seu cirurgião. É importante que o profissional seja competente e que sane todas as suas dúvidas no pré e pós-operatório.
  2. Os cuidados durante o pós-operatório: estes dependem do paciente, que deve respeitar todas as recomendações e restrições abordadas pelo profissional, abrangendo desde uso de cremes adequados à mudanças comportamentais como evitar exposição ao sol, não fazer esforço físico, dentre outros cuidados, como não entrar em contato direto com animais, reduzindo as chances de infecção, por exemplo.
  3. E o fator genético: de extrema importância e varia de pessoa pra pessoa! Por exemplo, quem possui tendência à formação de quelóides tem que pensar bastante e juntamente com seu profissional escolher a melhor forma de realizar um procedimento, ou mesmo de evitar uma cirurgia.

Os diferentes tipos de cicatrizes de má qualidade

Há dois tipos principais de cicatrizes “feias”, conforme aponta o Dr. Elizeu Lavor: 1 – aquela que é simplesmente mais alargada que uma cicatriz normal, ou seja, que uma cicatriz de boa qualidade, não sendo muito mais elevada que a pele; 2 – e aquela que é considerada hipertrófica, sendo um pouco mais larga e mais elevada que o tipo anterior, podendo ser avermelhada e até mesmo dolorida.

Toda cicatriz de má qualidade é queloide?

De acordo com uma matéria publicada pela Revista Brasileira de Cirurgia plástica, o queloide é uma cicatriz protuberante na pele, de aspecto brilhoso, que pode coçar ou até mesmo ser dolorida e ultrapassa a área que foi feito o corte cirúrgico ou outro tipo de lesão. O Dr. Elizeu salienta que tratar a aparência de um queloide não é fácil, sendo alta a possibilidade de não obter bons resultados em sua aparência.

Existe também um tipo de cicatriz frequentemente confundida com o quelóide, é a cicatriz hipertrófica. Elas também são elevadas,e tendo origem nas bordas do local do corte cirúrgico, não ultrapassam esta área e melhoram a aparência com o passar do tempo. Neste caso, são mais fáceis de serem amenizadas e possuem diversos tipos de tratamento como aplicação de cremes específicos, massagens, placas de silicone, aplicação de laser com infiltração de corticoide, entre outros, conforme aponta o Dr. Elizeu.

Cada caso é um caso

O histórico de cicatrizes anteriores deve ser analisado quando pensamos em uma cirurgia plástica estética.  Um caso que pode ser citado é o de uma paciente que possui uma cicatriz de cesariana mais alargada que o normal ou até mesmo com formação de queloide. Esta merece uma atenção minuciosa do cirurgião, que deve esclarecer todo o processo cirúrgico, alertando quanto aos possíveis riscos de má qualidade das cicatrizes.

A cicatrização em pacientes que se submetem à abdominoplastia, por exemplo, formará cicatrizes mais tensas e que necessitam de maiores cuidados, diferente de uma cicatrização de cirurgia cesárea que é de certa forma mais simples por não haver tensão, segundo o Dr. Elizeu.

Por isso, a agendamento de uma consulta com seu cirurgião plástico é de fundamental importância, pois ele vai lhe conscientizar sobre todo o processo cirúrgico, o que seria mais adequado ao seu caso e a melhor forma de cuidado durante o pós-operatório. Através do nosso site, você pode ficar mais informado sobre o universo da cirurgia plástica, se preparando melhor para a consulta.

 

  • COMPARTILHAR ISSO

Sobre o autor

Postagens relacionadas

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>