Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Cirurgia Plástica : 7 mitos sobre que precisam ser esclarecidos

  • Home
  • Cirurgia Plástica : 7 mitos sobre que precisam ser esclarecidos
Cirurgia Plástica : 7 mitos sobre que precisam ser esclarecidos
icon
Cirurgia Plástica : 7 mitos sobre que precisam ser esclarecidos

Sem comentários

A internet é uma fonte excelente de conhecimento, mas é preciso ficar atento aos mitos sobre cirurgia plástica que circulam em sites de reputação duvidosa. Confira no artigo abaixo os esclarecimentos necessários para você não cair nessas armadilhas.

Não é necessária consulta prévia

Em toda cirurgia plástica necessita-se fazer uma avaliação prévia, analisando seu histórico de doenças, inclusive o familiar, para saber de sua saúde como um todo. Depois desse conhecimento é que podem ser ouvidas as queixas do paciente sobre o problema que o levou a procurar o médico para realizar uma intervenção.

Sedentarismo impacta nos resultados da cirurgia plástica

 

Sedentarismo e medicamentos não interferem na operação

É um grande mito que precisa ser desvendado, pois sempre falamos em nossos artigos sobre a obrigação de o paciente informar o uso de medicamentos. Antes da cirurgia, muitos precisam ser suspensos para evitar complicações, tais como anticoncepcionais, aspirina, ginkgo biloba. Mesmo suplementos “naturais” o ideal é parar no mínimo 10 dias antes da cirurgia, pois não sabemos exatamente quais substâncias podem conter e prever eventuais reações com a anestesia por exemplo.

Assim como o histórico de doenças e a ingestão de medicamentos, a obesidade é um fator que pode comprometer o sucesso da cirurgia, assim como o uso de tabaco, álcool e outras drogas.

Lipoaspiração serve para emagrecer

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para remover gordura localizada, quando não foi possível perdê-la por hábitos saudáveis. Portanto, é mito dizer que ela emagrece, já que apenas reduz medidas e define o contorno corporal.

Além disso, se a pessoa tiver sobrepeso e submeter-se a uma lipoaspiração, seu corpo poderá ficar desproporcional.

Abdominoplastia é um procedimento feminino

Homens e mulheres podem se beneficiar com a abdominoplastia, pois é uma intervenção indicada para retirar pele e flacidez do abdômen, incluindo gordura, se for necessário.

O mito que cerca essa operação se deve a ela ser realizada comumente após a gestação, mas não é um método exclusivo delas.

Mulher planejando cirurgia plástica

Cirurgia plástica não tem a ver com autoestima ou transtornos mentais

Quando alguém não está feliz com seu corpo, pode sofrer problemas como falta de autoestima ou depressão. Portanto, os desconfortos podem ser minimizados e até findados com um procedimento cirúrgico, dependendo da situação.

Caso a aceitação de sua imagem dependa do fator externo, corporal, a intervenção pode auxiliar no processo.

Lógico que em tudo isso pesa o bom senso, e importante que o paciente entenda os limites da cirurgia plástica. Muitas vezes vemos pacientes com uma visão alterada de si mesmo, achando defeitos onde não tem. Esse grupo de pacientes deseja a todo custo conquistar uma felicidade inatingível com a cirurgia. O nosso papel será identificar quando poderemos ajudar ou não, e muitas vezes não há indicação de nenhum procedimento plástico, mas sim de um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.

Devem ser feitas cirurgias somente no inverno

Um grande mito que cerca as técnicas cirúrgicas, pois elas podem ser realizadas durante todo o ano, independente da estação.

Atuamos no Norte e Nordeste do país, não havendo um inverno típico, e portanto qualquer período é apropriado. O importante é programar o período de repouso necessário no pós operatório, idealmente férias.

Qualquer pessoa pode fazer uma cirurgia plástica

Nem todas as pessoas podem sofrer intervenções cirúrgicas, pois há uma série de fatores que influenciam o método. Por isso a consulta prévia detalhada é tão importante, pois nela serão informadas todas as situações inerentes aos riscos.

Se o paciente for portador de diabetes, hipertensão e colesterol alto, por exemplo, algumas medidas precisam ser tomadas para que sua segurança não seja comprometida durante a operação. Em alguns casos, o método é contraindicado, mas somente o médico poderá aprovar ou não sua realização.

Mito ou verdade?

Se você tem algumas dúvidas sobre cirurgia plástica e não sabe se algo é mito ou verdade, agende sua consulta e faça os seus questionamentos.

Referências:

http://exame.abril.com.br/ciencia/5-mitos-sobre-cirurgia-plastica-que-ninguem-te-conta/

http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/cirurgia-plastica/mitos-e-verdades-sobre-cirurgia-plastica/1290#

http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/mitos-e-verdades-da-cirurgia-plastica.htm

2
  • COMPARTILHAR ISSO

Sobre o autor

Postagens relacionadas

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>