Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Cirurgia Plástica: Devo fazer dieta antes do procedimento?

  • Home
  • Cirurgia Plástica: Devo fazer dieta antes do procedimento?
Cirurgia Plástica: Devo fazer dieta antes do procedimento?
icon
Cirurgia Plástica: Devo fazer dieta antes do procedimento?

Sem comentários

A insatisfação com o próprio corpo é uma máxima na vida de muitas pessoas. Pesquisas apontam que mais de 70% dos indivíduos possuem alguma queixa ou algo que mudariam na aparência. Esse mal-estar, por diversas vezes, leva algumas pessoas a procurarem por cirurgia plástica, no entanto quando essa é a opção mais viável o corpo já precisa estar pronto, nutricionalmente falando.

Antes de qualquer procedimento cirúrgico uma alimentação saudável e balanceada é recomendada. O organismo precisa de um tempo para se recuperar após a cirurgia e boas práticas relacionadas à nutrição podem ajudar nessa recuperação. A intervenção nutricional age beneficiando o processo pós-operatório, com uma recuperação saudável e ágil.

É muito importante reforçar que bons hábitos alimentares não se restringem a pessoas que buscam uma cirurgia plástica, pois melhoram a qualidade de vida de todo e qualquer indivíduo. No caso de quem está prestes a passar por um procedimento cirúrgico a alimentação deve estar balanceada, pois assim o corpo e o organismo estarão saudáveis para receber as modificações e se recuperar sem riscos maiores.

Existem algumas práticas recomendadas sobre alimentação e equilíbrio nutricional que variam de acordo com o procedimento que vá ser tomado. É preciso reforçar que o Cirurgião pode não indicar a realização de uma cirurgia plástica por conta de uma alimentação que pode colocar em risco a vida do paciente, influenciando diretamente no sucesso ou fracasso da operação.

Alimentação específica em caso de cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é conhecida como cirurgia de redução do estômago. É realizada pelo cirurgião gástrico, e não pelo cirurgião plástico. A cirurgia plástica entra na segunda fase do processo, após o emagrecimento, visando a correção da flacidez de pele.

A cirurgia bariátrica exige um cuidado específico com a alimentação no processo pré-operatório, e na fase de recuperação e readaptação pós operatória. Será necessário um cardápio especial que será orientado pelo cirurgião e pelo nutricionista da equipe.

Jejum antes e depois da cirurgia plástica

O jejum tem sido uma tradição há muito tempo quando se trata de procedimentos cirúrgicos. O objetivo é evitar que tenha alimentos no estômago no momento da cirurgia, o que poderia levar a vômitos no pós operatório, que além do imenso desconforto, pode aumentar chances de problemas pulmonares devido aspiração.

O tempo de jejum recomendado vai variar com o tipo de cirurgia e da anestesia programada, sendo em geral entre 6 e 8 horas.

O ideal é seguir orientações do cirurgião plástico que irá realizar seu procedimento cirúrgico, sempre membro da SBCP.

Melhores alimentos para comer antes e depois do procedimento cirúrgico

Primeiro é importante deixar claro o que não se deve comer. Presunto, salsichas, salames, molhos prontos para salada e enlatados em geral, pois esses alimentos são ricos em sódio e podem reter muito líquido, deixando o corpo inchado. Depois da cirurgia evite ao máximo comer em fast foods, tomar refrigerantes, comer biscoitos e carnes gordas, pois podem fazer demorar o processo de cicatrização, além de que, adotar esse bons hábitos para a vida é importante para a saúde de maneira geral.

Tente se aproveitar ao máximo de carnes magras e peixes, alimentos ricos em vitamina C, ômega 3 e óleos vegetais também podem ser inseridos na dieta. Castanhas e nozes também são muito bem vindas!

Alimentos com muita fibra também são recomendados, pois aumentam a saciedade evitando que você coma muito, além disso são cicatrizantes e ajudam na circulação sanguínea. Muitas cirurgias, devido a anestesia, medicamentos necessários, e alterações do metabolismo, cursam com constipação intestinal no pós operatório, sendo mais um bom argumento para alimentação rica em fibras, além de alimentos relacionados a melhora deste hábito intestinal, tais como mamão, ameixa e iogurtes.

Lembre-se de que há uma polêmica em relação a comer frutos do mar após a cirurgia. É importante evitar, especialmente camarão, pois alguns contém índices elevados de quitosana, molécula que favorece a inflamação da pele.  Outros alimentos que devemos evitar são carne de porco e pimenta, pois também possuem substâncias pró inflamatórias.

Procure sempre ouvir seu cirurgião plástico e converse para tirar suas dúvidas

A cirurgia plástica é um procedimento importante para modelar o corpo, trabalhando em conjunto com adoção de hábitos saudáveis.  Muitas vezes é necessário acompanhar com um nutricionista e mesmo com psicólogo, pois para se alcançar os melhores resultados é fundamental a integração corpo-mente.

Na nossa rotina de consultório, muito comum pessoas que nos procuram porque querem emagrecer, por já terem tentado dietas sem sucesso. Mais uma vez enfatizamos: cirurgia plástica não é para emagrecimento, é para modelar! As diferenças entre um resultado pobre, um bom, e um excelente, muitas vezes será somente o peso que o paciente está no momento da cirurgia. Por não ser uma cirurgia de urgência, por que não tentar sempre os melhores resultados possíveis?

  • COMPARTILHAR ISSO

Sobre o autor

Postagens relacionadas

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>