Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Cirurgia Plástica: 5 perguntas e respostas sobre dreno

  • Home
  • Cirurgia Plástica: 5 perguntas e respostas sobre dreno
Cirurgia Plástica: 5 perguntas e respostas sobre dreno
icon
Cirurgia Plástica: 5 perguntas e respostas sobre dreno

Sem comentários

Uma cirurgia plástica em si, independente da área do corpo a ser modificada, causa uma grande excitação, ansiedade e principalmente uma série de dúvidas. Avisamos que isso é algo relativamente normal em todo e qualquer paciente que irá se submeter a esse tipo de procedimento cirúrgico. 
Dúvidas com relação a dor, preparações de pré e pós-operatórios são um tanto quanto comuns em clínicas de estética. Porém, uma das maiores preocupações dos pacientes quando se fala de cirurgia plástica diz respeito ao dreno: O que é? Vou precisar usar dreno? Em quais cirurgias é recomendada sua utilização, quanto tempo será necessário seu uso?
Se você quer fazer uma cirurgia plástica e tem dúvidas sobre drenos, hoje é o dia de sanar todas as incertezas sobre o tema.

Afinal, o que é o dreno? 

O dreno nada mais é do que um tubinho de borracha ou silicone que é colocado na área e tem como intenção levar os líquidos deste local para fora do organismo, evitando acúmulos internos. Em cirurgias plásticas, o tipo de dreno mais utilizado é o de aspiração contínua, ou seja, ele aspira continuamente os líquidos acumulados através de pressão negativa.
Os mais utilizados são: 

Dreno porto-vac


Dreno JP – Jackson Pratt

 
Há ainda os drenos “passivos”, como o Penrose, que retiram os líquidos por capilaridade. 

Perguntas e respostas sobre a utilização de drenos em cirurgias plásticas

Mostraremos a seguir quais são as perguntas mais comuns realizadas por nossos pacientes antes de se submeterem aos mais diversos tipos de cirurgias plásticas.

Quais são as cirurgias plásticas em que mais são utilizados drenos? 

Paciente após recuperação com dreno na abdominplastia

O dreno dói? 

Diferente do que muitos pacientes acreditam, o dreno não dói, mas é necessário cuidado para que ele não seja removido acidentalmente, pois ele normalmente é fixado através de pontos delicados que podem se romper caso ocorra uma aplicação de força relativamente exagerada.

É preciso ir até um hospital para retirada do dreno?

Não. A retirada do dreno é realizada em consultório. São retirados os pontos de fixação e uma tração é realizada até que saia por completo. Embora muita gente imagine que esse procedimento seja doloroso, a retirada do dreno é indolor e muito rápida. Antes que o paciente se dê conta, a retirada do acessório já ocorreu.

Por quanto tempo vou precisar usar o dreno?

O tempo de uso do dreno geralmente varia entre 3 e 7 dias após a realização da cirurgia. O período geralmente é determinado pela quantidade de líquido que sai no período de 24 horas, e portanto é importante o monitoramento do quanto sai, e não simplesmente desprezar.

Preciso tomar algum remédio por causa do dreno?

Normalmente o cirurgião plástico recomenda a utilização de algum antibiótico como cefadroxila ou cefalexina para evitar uma infecção tanto na cirurgia, quanto no canal onde o dreno foi inserido.
Cirurgião plástico em preparação para abdominoplastia com dreno

É o médico que escolhe utilizar o dreno?

Algo muito importante de ser dito é que em muitas ocasiões o dreno é algo opcional, ou seja, é o médico que escolhe utilizá-lo ou não, de acordo com o tipo de cirurgia, características especiais da área, e experiência pessoal.
Ao utilizar o dreno o paciente tem uma série de fluídos drenados para fora do local de cirurgia, evitando infecções e/ou inflamações, assim acelerando o processo de cicatrização. 
Porém a própria presença do dreno por período superior ao necessário, pode ser uma porta de entrada para infecção e pode atrapalhar a cicatrização. Portanto confie no seu cirurgião e siga rigorosamente as orientações dos cuidados para uma recuperação tranquila. 
Agora que você já tirou suas dúvidas sobre dreno e cirurgia plástica, que tal agendar uma consulta para esclarecer pessoalmente o seu caso? Não perca mais tempo, entre em contato conosco! 
4
  • COMPARTILHAR ISSO

Sobre o autor

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>